AECT Rio Minho lança programa “Vive o Rio Minho ao Máximo” e desafia o público a “Sentir a Corrente”

O AECT Rio Minho apresentou, no dia 22 de maio de 2026, no âmbito do projeto VISIT_RIO_MINHO _PLUS, o novo programa “Vive o Rio Minho ao Máximo”, uma iniciativa que pretende reforçar a promoção do território transfronteiriço do Rio Minho através da cultura, criatividade, turismo e experiências ligadas ao rio.

O evento reuniu representantes institucionais portugueses e galegos, autarcas dos municípios do território do AECT Rio Minho, entidades regionais de turismo, universidades, associações de desenvolvimento local, agentes turísticos náuticos, estruturas ligadas aos xeodestinos da Galiza, autoridades marítimas, parceiros do projeto, comunicação social e diversas entidades públicas e privadas associadas à valorização e promoção do território transfronteiriço do Rio Minho.

A iniciativa integra-se no projeto VISIT_RIO_MINHO_PLUS, cofinanciado pela União Europeia através do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027, e conta com a participação do AECT Rio Minho, CIM Alto Minho, Turismo do Porto e Norte de Portugal, Deputación Provincial de Pontevedra, Axencia de Turismo de Galicia, Axencia Galega da Calidade Alimentaria, Adriminho, Municípios de Tui e Salvaterra de Miño, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Universidade de Vigo.

Na sessão de apresentação, foi destacado o papel estratégico da cooperação transfronteiriça enquanto instrumento de desenvolvimento económico, valorização territorial e projeção internacional do Rio Minho, reforçando a importância de transformar os recursos e identidade comuns em oportunidades concretas para o território.

Sob o slogan “Um rio, dois países, grandes experiências”, o programa “Vive o Rio Minho ao Máximo” pretende aproximar emocionalmente as pessoas ao território, incentivando visitantes e comunidades locais a descobrir, viver e partilhar o Rio Minho através das suas paisagens, cultura, gastronomia, património, natureza e experiências autênticas.

Durante o evento foram também apresentados os primeiros “Embaixadores do Rio Minho”, Bianca Barros e Alberto Ribas, reconhecidos pela sua ligação ao território e pelo trabalho de promoção da identidade transfronteiriça entre Portugal e Galiza.

A iniciativa pretende igualmente reforçar a ligação entre valorização turística e sustentabilidade ambiental, promovendo uma visão integrada do território que combine desenvolvimento, proteção ambiental, navegabilidade e preservação do ecossistema do Rio Minho.

O AECT Rio Minho destacou ainda o trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito do Pacto do Rio Minho, mobilizando entidades portuguesas e galegas para uma resposta conjunta aos desafios ambientais e estratégicos do território.

Nas palavras de José Manuel Vaz Carpinteira, “com o lançamento deste programa, o AECT Rio Minho pretende consolidar o posicionamento do Rio Minho como um destino turístico transfronteiriço diferenciador, sustentável e assente numa identidade partilhada entre Portugal e Galiza.

“Sentir a Corrente” assume-se, assim, como um convite coletivo à descoberta de um território único, marcado pela cooperação, pela cultura, pela natureza e pelas pessoas que dão vida ao Rio Minho.

Porque queremos que o Rio Minho continue a unir Portugal e a Galiza não apenas pela memória, mas também pela visão de futuro que queremos construir em conjunto.”